sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Juntos contra o amianto. Ou não?




Paletes disto na Armona
Lê-se no programa do Sim, Juntos:

Temos a firme intenção de proceder à remoção de telhados com amianto nas escolas onde ainda existem” dizem eles no Sim, juntos.

Nós aqui na Pedra ficamos sempre sensibilizados com estas propostas, em princípio inatacáveis. Mas uma dúvida nos assalta: o amianto faz mal à saúde das pessoas? Dizem que sim e não temos porque duvidar.

E só o amianto em locais públicos é que faz mal à saúde? Quanto a isso não encontramos estudos que sustentem essa teoria. Então por que razão só pretendem retirar o amianto dos locais públicos, por exemplo das escolas? Diga-se, em defesa da coligação, que eles seguem o que todos os outros partidos têm dito acerca disto. Só se fala das escolas e hospitais, nunca do resto do parque habitacional.
Como funciona? É ler.

Porque não se impõe a retirada do amianto nas habitações privadas?
Só na ilha na Armona mais de 50% (bem mais) das casas tem cobertura de amianto e quanto a isso nem uma palavra. Porquê? Ou faz mal e retira-se em todos os locais, públicos e privados, ou não faz mal e não se retira de nenhum.

A Pedra faria melhor: retiraria todo o amianto dos edifícios públicos e fixaria um prazo limite de um ano para os donos das casas com cobertura de amianto procederem á sua remoção, por constituir perigo para a saúde pública.

Mas isso somos nós que não vamos a votos.

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...