quinta-feira, 14 de setembro de 2017

As propostas da Pedra: Planeamento estratégico - Vamos pensar o futuro de Olhão?


Vamos pensar o futuro de Olhão?
A proposta da Pedra, de hoje, relaciona-se com o Planeamento Estratégico Territorial. Alguns dos nossos leitores poderão interrogar-se sobre o interesse de um processo deste género.

Do que se trata?
O Planeamento Estratégico Territorial é um processo através do qual um território estabelece uma visão para o seu futuro, define uma estratégia e um conjunto de objetivos de médio/longo prazo e identifica as ações a desenvolver para os atingir.

Qual o interesse?
Atualmente, assistimos a uma transição na lógica de gestão territorial, de um modelo de governo para um modelo de governança, ou seja, de um modelo onde a autarquia decide sozinha e dita as suas orientações, para um outro modelo em que a gestão do território é feita pela autarquia, mas com a participação de todos os atores (cidadãos, associações, empresas, etc…) desse território.
Que caminhos devemos seguir?

Um processo de Planeamento Estratégico Territorial envolve a construção coletiva de uma visão partilhada do futuro de um território, através de processos de participação, discussão e auscultação.
Essencialmente, o que se pretende com um processo deste género é que os olhanenses digam o que pretendem para a sua terra e onde pretendem que Olhão esteja daqui 10 anos!
Um grande jardim à beira mar? Podemos planear isso?

A Pedra sabe que a classe política não tem o hábito de pensar e/ou planear a longo prazo e não gosta de auscultar os cidadãos.
Mas a Pedra está cá para lançar este desafio!


Aguardamos as críticas dos candidatos, caso tenham tempo para discutir coisas sérias a pensar no futuro de Olhão.

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...