terça-feira, 18 de julho de 2017

Cartaz sim, mas no caminho limpo.

Antes

 
Depois
Ontem de manhã a Pedra ficou agradavelmente surpreendida. Estava a Pedra nos semáforos das 4 estradas, a pensar com os seus botões, quando a sua atenção foi atraída por uma grande azáfama. No terreno junto às 4 estradas, uma brigada de funcionárias da AMBIOLHÃO estava numa árdua tarefa de limpeza. A Pedra pensou logo: “É desta que a AMBIOLHÃO assumiu como prioridade a limpeza da nossa cidade!”. O semáforo abriu e a Pedra continuou a sua viagem.

Passados 45 minutos a Pedra passou novamente pelas 4 estradas e então percebeu a razão da grande azáfama! Estava a ser instalado um cartaz de uma candidatura às próximas eleições, exatamente no local onde anteriormente tinha sido feita a limpeza.

A Pedra dá os parabéns à AMBIOLHÃO pela preocupação em facultar a um dos candidatos um caminho limpo em direção às próximas eleições autárquicas.

 

PS: Era importante o cartaz estar colocado antes da chegada do camarada Costa.

Proibido, concerteza!

Gaivotas à volta da fogueira
Culatra, domingo 16 de Julho, pelas 10,30.

Ao que nos dizem é proibido acampar, mas isso deve ser um conceito abstrato não compaginável com a realidade portuguesa.
Quando a Pedra saiu da praia, pelas 13,00 horas, só as gaivotas tinham levantado voo. O nadador salvador não viu as tendas, a policia marítima também não e, mais uma vez, fingimos que tudo está bem.

Paris bem vale uma missa

Milagres eleitorais.
As festas em honra de nossa senhora do Carmo, na Fuzeta têm, em ano eleitoral, um picante especial. Diz-nos o nosso enviado especial e especialista em assuntos Moncarapachenses e Fuzetenses, que causou sério frisson junto da comunidade fuzetense a presença de uma grande comitiva da lista Sim, juntos por Olhão, nos festejos do último sábado.
O principal destaque foi a presença de Luciano de Jesus e seus seguidores na missa. Ao que nos dizem, algumas beatas consideraram a presença de Luciano um sinal que o Reino dos Céus se aproxima, outras acalentavam a esperança que fosse um sinal de N.Srª do Carmo na salvação de mais uma pobre alma em risco de naufrágio.
A Pedra, infelizmente parca em assuntos de fé, acha que o fervor religioso de um membro do seu staff deve ter influenciado Luciano, mas, sobretudo, alguém lhe deve ter contado que Henrique IV, protestante, para ser aceite como rei de França se converteu ao catolicismo afirmando que "Paris vale bem uma missa".
Afinal, quem pode afirmar que a Camara de Olhão não vale uma missa?

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Costa dá á costa

Pois ao que parece, o primeiro ministro das boas notícias vem hoje ao nosso território, conhecendo-se dois pontos de interesse:
Grande comitiva, ó Costa!
  1. Inaugurar a remodelação da gare do aeroporto, com a particularidade de mais tarde, talvez em setembro, ter que voltar cá para nova inauguração. Expliquemos: a inauguração de hoje é só (mais) uma farsa em que este país é pródigo, pois a gare não está pronta nem vai estar tão cedo. Assim, neste fim de semana foram removidos todos os sinais indiciadores que a gare estava em obras, hoje é inaugurada e pela tardinha os taipais voltam a ser colocados e amanhã recomeçam as obras. Lindo, não?
  2. Depois, e isso é o que mais importa, o nosso "yes, prime-minister" vem .... a Olhão. Fazer o quê, perguntam os nossos leitores. Não sabemos, sendo certo que a malta das casas que foram demolidas nas ilhas, os das casa que já não são demolidas e os que não sabem se sim se não, se vão encontrar-se com o (nosso) primeiro, para obter respostas, as quais, devem ser (outra coisa não será de esperar) positivas. Depois logo se verá se são concretizadas ou não. Podem aproveitar para colocar à disposição de sua Excelência as casas para, mal surja a próxima crise, ele ir de férias.
  3. Quem esfrega as mãos de contente é o nosso presidente (não o Marcelo, mas o Pina) que recebe este bónus em ano eleitoral. Bem pode Luciano assinar contratos manhosos com a UGT. Pina assina-os com Costa.
  4. Agora esperemos pelos próximos desenvolvimentos eleitorais.

Cativaram a verba?

É o que dá as pressas!


Conta-se assim:

Na inauguração das novas instalações da Junta de Freguesia de Olhão um conviva das atividades desportivas ao tentar atravessar a porta de vidro embateu com a cabeça na mesma, quebrando o vidro e provocando ferimentos diversos no corpo. Assistido pelo INEM no local foi transportado para o Hospital de Faro.

De acordo com testemunhas oculares, ainda nesse dia caiu um extintor, aparentemente mal sustentado na parede. Aqui não houve danos pessoais a lamentar, pelo que passamos adiante.

Posteriormente,um emigrante na Alemanha, já reformado, e especialista neste tema de vidros em grandes áreas, chamava a atenção para as deficiências técnicas  nos diversos vãos envidraçados: espessura inadequada para a área – falta de calhas metálicas – características do vidro com pouca resistência ao impacto mecânico –  forma de quebra (estilhaço ou fragmentos irregulares) - um outro vidro com ligeira fissura oferecia riscos semelhantes.

Seria falta de orçamento ou margem de lucro a mais?

O cidadão teve oportunidade a seguir de transmitir as mesmas preocupações técnicas ao Presidente da junta, que deve ter tomado boa nota do assunto.
 
 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Cartas à Pedra (1)

Antes eram escritas e recebidas cartas. Agora são mensagens, via email ou Messenger. Mas o
Limpeza todos os dias, não todas as semanas!
importante é a comunicação.
Esta mensagem foi recebida hoje e, a pedido da autora, mantemos o secretismo. 
"Eu não posso ver a sujidades do Largo da Floripes e uma vergonha, então aquilo não podia ser lavado logo de manha muito cedo, os turistas a passarem por la. E as esplanadas junto ao mar,por exemplo a ____*, o chão não tem cor que vergonha."
* - a Pedra omitiu o nome da esplanada.
 
O que tem a Pedra a dizer:
  • A responsabilidade pela limpeza dos espaços públicos é da Ambiolhão, não? Então faça-o!
  • E pela limpeza da área circundante dos restaurantes/esplanadas e outros espaços privados? Não será dos proprietários? Não o fazem? É obrigá-los a fazer, mais nada.
  • E mais: não será aconselhável a Câmara "forçar" o entendimento entre privados / Ambiolhão, fazendo valer o seu "jus imperii", de modo a que não haja falhas na limpeza?
  • Na área dos mercados, a empresa Mercados de Olhão não terá que ser chamada à discussão?Dizem-nos também que pessoal dos mercados limpa diariamente toda a área envolvente da Floripes, o que já confirmamos junto de pessoas amigas, mas que grande parte daquela zona tem uma limpeza extremamente deficiente;
  • Mais uma vez voltamos ao mesmo. Querem mais ou melhor turismo? Então tratem de começar por resolver (pronto, impossível resolver tudo de uma só vez, mas importa mostrar aos cidadãos e visitantes que se está a trabalhar afincadamente nessas áreas) 3 questões:
    • Limpeza da cidade;
    • Segurança dos cidadãos e dos visitantes;
    • Acesso aos cuidados básicos de saúde
 

Fingir que está tudo bem (2)

Temos que resolver este problema
Um dos campos de batalha da Pedra é a questão das acessibilidades, lutando para que Olhão seja uma cidade para todos.
Esta foto foi-nos remetida ontem e, neste caso, é notória a impossibilidade deste cidadão se deslocar nesta zona sem ser no meio da rua.
Isto não é próprio de uma cidade em pleno século 21 e tudo faremos para levar as autoridades locais a repensarem o seu posicionamento nesta questão. Não chega dizer que sim, juntos por Olhão, que fazemos a diferença, trabalho, honestidade e competência ou que Olhão tem um sentido. Precisamos de menos paleio e de mais soluções concretas que vão de encontro aos interesses da comunidade.
Agora que estamos em pré campanha eleitoral gostaríamos que os candidatos se pronunciassem sobre esta temática:

  •  Que pensam fazer para resolver ou atenuar os problemas sentidos pelas pessoas com mobilidade reduzida na cidade de Olhão?
Têm a palavra os quatro mosqueteiros candidatos: António Pina, Luciano Jesus, Ivo Madeira e Sebastião Coelho. 

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...