sexta-feira, 9 de junho de 2017

Se hace camino al andar

Mais de 30 passagens de peões intervencionadas no concelho de Olhão

 

Mais de 30 passagens de peões intervencionadas no concelho de Olhão

 

Bem, a Pedra não quer retirar dividendos desta notícia, mas ficamos muito satisfeitos por vermos que alguns dos pontos em que nos temos batido estarem a ter a devida resposta por parte da autarquia. Demonstra que afinal vale a pena lutarmos por causas, por mais pequenas e simples que sejam.
E só ficaremos satisfeitos quando todos - mas mesmos todos - os pequenos detalhes que tornam a vida infernal para aqueles cidadãos com mobilidade reduzida, as mulheres com carrinhos de bébé, forem resolvidos pelos nossos autarcas.
É um bom sinal que os eleitos locais dão, mas precisamos manter a vigilancia, pois há muitas necessidades e pouco dinheiro, o que leva a que muitas decisões impliquem escolhas dificeis. Queremos tornar as vossas decisões ainda mais difíceis e cá estaremos para vos chamar a atenção sempre que necessário.Como diria o poeta, "caminante, no hay camino, se hace camino al andar."

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Esta terra não é para velhos....


19,45 de 3 de Junho 2017
(...)Nem para quem tem mobilidade reduzida.
Sabádo, pelas 19,45, junto ao tribunal de Olhão.
Ironicamente aquela é das poucas zonas onde pessoas com mibilidade reduzida, como era o caso, podia aceder aos passeios, no lado do tribunal.
Mas aquele cidadão vinha lá de cima, na rua dos Caminhos de Ferro, sempre pela estrada, porque, pura e simplesmente, não tem como passar nos passeios. Sem rampas de acesso, com inúmeros obstáculos pelo caminho, a vida destes cidadãos é um inferno, visto por todos e sem ninguém se importar.
Não será tempo de resolver isto?

Rui Moreira de Olhão

http://www.sulinformacao.pt/2017/06/luciano-jesus-candidata-se-como-independente-a-olhao-mas-nao-enjeita-apoio-de-partidos/





Luciano quer ser o Rui Moreira de Olhão, possibilitando que Rui Moreira ambicione ser o Luciano do Porto, mas cá pela Pedra temos outra opinião. Vejamos:

  • Rui Moreira nunca teve filiação partidária, não foi militante de um partido nem presidente da concelhia desse partido, não saiu do partido à terça e descobriu à quarta, de repente, que era independente;
  • Rui Moreira também não foi presidente de qualquer junta e não fez acordos com o BE;
  • Formalmente, Luciano vai tentar uma solução que lhe permita, de facto, ficar independente, enquanto mete na algibeira o PSD;
  • Que o faça parece-me bem jogado. Que o PSD o permita diz tudo, não de Luciano, mas do PSD;
  • A coligação de vários partidos - na prática só o PSD e o CDS contam - é uma solução inteligente que permite abranger muito mais gente e vai tornar a candidatura mais forte;
  • Uma última questão, Luciano: e se ganhares? Continuas a ser independente ou voltas aos braços do PS e incorporas ex-camaradas nos assuntos camarários? Já pensaste nisso?

quarta-feira, 7 de junho de 2017

"Cantas bem mas não me alegras"


A respeito desta notícia, lida no jornal Região Sul
https://regiao-sul.pt/2017/06/06/autarquicas2017/luciano-jesus-anuncia-candidatura-independente-a-presidencia-da-camara-de-olhao/382334?utm_content=buffer9f3db&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

a Pedra reafirma tudo o que tem dito sobre a mais que certa candidatura de Luciano à CM Olhão.

Quanto à "independência" de um politico que até à 15 dias era líder da concelhia, depois de ser militante por mais de 25 anos, estamos conversados.
Luciano vai como independente, sim, mas sob a bandeira de um partido político que fará de "barriga de aluguer". Com se dizia, "Cantas bem mas não me alegras"
Qual partido? Perguntem ao David Santos que ele responde.


terça-feira, 6 de junho de 2017

4ªs feiras e outros dias

Image result for piscina gif
A questão que a Pedra hoje coloca, é destinada ao senhor vereador Sebastião Coelho:

Caro vereador, por ser um assunto em que a Pedra tem interesse especial solicito que esclareça junto do executivo socialista o seguinte:


  1. Qual o resultado de exploração das piscinas municipais nos últimos 3 anos?
  2. Quantos utentes frequentaram a piscina neste período?
  3. Que recursos humanos lhe estão afectos?
  4. Quais as receitas e as despesas descriminadas do triénio 2014-2017?
Muito agradecido pela atenção.

Dia de reunião

Sr. presidente e senhores vereadores
Falemos então de turismo, já que agora até um gabinete de turismo temos:
Image result for turismo gif
Proveitos na hotelaria tradicional / nº de hóspedes em Olhão.
  • 2009 - 471 mil euros / 4.291 hóspedes
  • 2010 - 464 mil euros / 4.060 hóspedes
  • 2011 - 3,9 milhões de euros / 25.250 hóspedes
  • 2012 - 5,0 milhões de euros / 26.250 hóspedes
  • 2013 - 4,7 milhões de euros / 30.478 hóspedes
  • 2104 - 5,8 milhões de euros / 40.798 hóspedes
  • 2015 - 6,3 milhões de euros / 35.151 hóspedes
Bem, de 464 mil euros em 2009 para 6,3 milhões de euros em 2015 foi um bom salto. Mas como fazer refletir esse acréscimo na melhoria de vida da população? Essa é a grande equação a resolver. 
A parte má de tudo isto - mais turistas - sobra para os residentes (aumento dos preços nos bens (peixe upa upa), restauração e similares, mais dificuldade no acesso a casas ou com rendas mais elevadas, dificuldade geral de estacionamento, de percorrer e aceder a cada vez mais zonas da cidade - a tal guerra dos passeios e das esplanadas)  pelo que se torna necessário debater sériamente estes assuntos e, sobretudo, perguntarmo-nos até onde queremos ir.
É que dos 40 mil hóspedes de Olhão para o 1,5 milhão de Albufeira ou até os 153 mil de Tavira vai um grande caminho.
Vamos discutir este assunto, senhor Presidente e senhores vereadores?

ABC das eleições (A a K)

A - Alberto, o professor. Não lhe bastou ter dirigido o PSD Olhão como um verdadeiro cacique. Apadrinhou o seu substituto, Daniel Santana, e ao que dizem, esteve por detrás do convite dirigido ao Luciano. Considerando o que se passou (e se vai passar) a Pedra acha que a paternidade só pode ser do professor;
B - Bonança, o psicólogo guru de Luciano, ou o guru psicólogo. Há pessoas que não sabem sair a tempo, outras que vivem na ilusão que conseguem voltar aos anos 80 do século passado. A seu favor: a carta de Luciano aos militantes até estava bem composta;
C - Camarão da costa, saboroso. A cabeça de alguns dos intervenientes políticos olhanenses é incrivelmente parecida à de um camarão da costa, embora se desconfie que seja menos saborosa;
D - Domitília, vereadora independente eleita nas listas do PSD, bióloga de profissão no IPMA, que os cérebros locais e regionais do PSD nem sequer consideraram para candidata à Camara Municipal em Outubro. Realmente, entre a Domitília e o Santana a escolha é muito difícil, especialmente dentro daquelas cabeças do PSD. Olhão é que perde, e para a Domitília mais vale só que mal acompanhada. É uma das nossas, aqui na Pedra;
E - Eleições, a grande causadora desta celeuma. Nada a fazer, pois teremos que viver com elas e, afinal, é onde o povo de Olhão vai avaliar a gestão do Pina e do PS e não, como alguns podem pensar, no facebook;
F - Falta de comparência, é o que o PSD se arrisca a ter, nas eleições, se Luciano disser que não. Ir com o Santana é mesmo falta de comparência;
G - Gracinda, vereadora do PS, deve ter gostado de ouvir Luciano a auto proclamar-se o melhor presidente de Junta que Olhão teve e terá. Deve ter sido um momento enternecedor;
H - Hora H, ou quando Luciano dará a resposta a David Santos: sim ou não? Lembra a estória em que o príncipe (David Santos), anda à procura da sua Cinderela (Luciano). E se a Cinderela diz não? No dia de Olhão já devemos saber alguma coisa, só esperando que não seja o Marco Paulo a anunciar a boa nova (ou má, depende das opiniões);
I - Ivo Madeira, estranhamente calado depois da Pedra lhe ter zurzido por causa do seu discurso de apresentação da candidatura. Caro professor, se procurar bem ainda vai encontrar umas causas que pode utilizar na sua campanha, da educação à saúde. Tem que começar a marcar pontos, ou também se vão associar ao Luciano, como fizeram na Junta de Freguesia?
J - Jogos de bastidores a decorrerem em toda a força no PS Ohão, com contagens de espingardas. Pina parte à frente, mas era conveniente que os seus assessores andassem mais calados nas redes sociais, ainda por cima defendendo o que tem pouca defesa. Cautelas e caldos de galinha, diziam os antigos.;
K - Ke grande açorda vai por esta terra. E até outubro é sempre em crescendo.

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...