domingo, 6 de agosto de 2017

Pais e filhos

-->
uma família feliz
Hoje a Pedra fala-lhes de pais e filhos e da dualidade de critérios com que são tratados no espaço público olhanense
  • Os dois principais candidatos, António Pina e Luciano Jesus, são apoiados, como seria considerado normal em qualquer país e eleição, pelos seus pais e demais familiares. Nada a dizer, não?
  • Em Olhão, não é bem assim. Um - Luciano - pode ser apoiado pelo pai, mas o outro - Pina - é atacado por ter o apoio do progenitor;
  • Consegue-se misturar de tal modo as coisas que parece crime o pai apoiar o filho, só faltando dizer que o Pina filho deveria exorcizar o Pina pai. É um ataque tipo 2 em 1, shampoo e amaciador, só que Pina pai não é candidato;
  • Fica-se com a impressão que se um Pina incomoda muita gente, 2 Pinas incomodam muito mais. Deixar passar essa imagem é um sinal de fraqueza dos opositores a Pina e eles nem percebem isso;
  • A Pedra não compreende qual o interesse de trazer para o debate público o apoio (ou não) dos famíliares aos candidatos e considera que anormal será a família não apoiar os candidatos;
  • Se em vez de se preocuparem com temas que nada dizem à população olhanense se focassem em discutir os assuntos que afligem as pessoas e que influem no seu dia a dia faziam bem melhor;
  • Muita basófia, alternativa para aqui, alternativa para ali, caminhos sim, caminhos não, sim juntos ou sim separados e vai-se a ver o que dizem e nadinha de nada. Nem alternativa, nem propostas fundamentadas;
  • Estamos a 2 meses das eleições e até agora só discussões estéreis sobre coisa nenhuma.
Obs: dizem-me que Pina, pai, sempre é candidato: vai em último lugar na lista para a junta de freguesia.

sábado, 5 de agosto de 2017

Mercado de transferências

Vai na lista? a Pedra votava nela.

  1. Acaba domingo o mercado de transferências eleitoral tendo em vista as autárquicas de 1 de outubro. 
  2. O prazo para entrega das candidaturas termina na segunda-feira, dia 7 de agosto, pelo que este fim de semana vai ser agitado.
  3. Já hoje, no mercado semanal, vamos ver mais uma vez os candidatos a venderem o seu peixe, muito dele pouco recomendável;
  4. As listas devem ser tornadas públicas na 3ª ou 4ª feira.
  5. A Pedra já desligou os telefones não vá alguém, em desespero de causa, convidar-nos. 
  6. Vai ser uma semana em cheio para os blogs, grupos de feicebuque e perfis falsos. Não vão ter mãos a medir.
A questão que se coloca:
  1. Haverá algum Neymar a mudar de clube ou todos juntos não valem um caracol?
  2. Há mudanças de última hora?
  3. Alguns perfis falsos do feicebuque concorrem?
Aguardemos sentados.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Preto e branco

  1. Percebem assim?
    Esta foto, tirada na semana passada é bem elucidativa sobre a limpeza, ou a falta dela, do espaço público olhanense.
  2. A localização é a avenida, frente ao antigo cinema e futuro centro comercial ou loja do chinês, como queiram, que, por milagre nunca bem explicado, consegue fazer uma construção daquelas sem ter a obrigatoriedade de construir um parque de estacionamento, certamente na mais pura legalidade, mas isso são contas de outro rosário;
  3. A parte mais escura é a sujidade acumulada nestes últimos anos;
  4. A parte mais clara é o estado que devia ser normal, mas só o é em alturas especiais, leia-se calendário eleitoral;
  5. Por outras palavras, durante estes anos as pessoas estiveram a andar sobre sujidade acumulada, mais a porcaria que os pombos fazem, com cumplicidade dos da Ambiolhão;
  6. Daqui a uns meses voltará tudo ao normal, isto é, as pessoas a alimentarem os pombos, a sujarem tudo, sob a indiferença da população;
  7. Agora, se por lá passarem já está tudo a brilhar;
  8. Estaremos mesmo destinados a ser, como no título de um famoso filme italiano, "Feios, porcos e maus"?

Ria enquanto é tempo (2)






Vereação a discutir a Ria
Aqui na Pedra é assim: aceitamos sempre o contraditório. Sabemos que não é habitual, mas nós, sendo de direita, prezamos mais a liberdade do que os nossos amigos que se dizem de esquerda.
Assim, é com gosto que publicamos os esclarecimentos prestados por um representante dos Verbos do Cais, acerca de algumas questões por nós levantadas ontem.

"Bom dia
  1. O investimento de 3,350 milhões é referente à construção do edifício, recuperação da infraestrutura e ampliação inicial aprovada pelo concurso público.
  2. Como sabem houve um concurso público, publicado em diário da república, quanto à prestação anual a pagar a Docapesca é dividida entre prestação fixa e variável, a fixa perto de 270 mil euros ano e a variável é uma percentagem dos lucros de toda a infraestrutura.
  3. Quanto à fuzeta, um dia quando houver um concurso para aquele pedaço de lama que o estado já estudou e pretende concessionar há pelo menos um concorrente, se não for crime investir.
  4. O cadernos de encargos impõe sempre uma série de restrições e condições, mas só faz sentido ter uma infraestrutura se os barcos lá chegarem."
Pronto, o esclarecimento foi prestado. Agora cabe a cada um fazer o seu julgamento.
Insistimos numa questão que é saber qual o posicionamento:
  • do executivo camarário;
  • dos candidatos António Pina, Luciano Jesus, Sebastião Coelho e Ivo Madeira;
  • dos partidos políticos que os apoiam.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Ria enquanto é tempo

Podemos ler na ultima edição do jornal Barlavento - http://barlavento.pt/regional/verbos-do-cais-quer-investir-na-fuzeta - que a Verbos do Cais, quer expandir-se para a Fuzeta.
foto barlavento online
O que diz Luís Salero. presidente da assembleia geral da Verbos: «Um dos projetos que estamos a analisar é a construção e gestão de um porto de recreio na Fuzeta, até porque há uma declaração de impacte ambiental favorável. Temos a intenção de propor, que no caderno de encargos, fique contemplada a presença permanente de uma pequena dragueta que mantenha o canal e a barra desassoreados, assegurando que toda a zona esteja sempre navegável em segurança, às expensas do concessionário».

Reflexões da Pedra:
  1. Mas nesta empresa o presidente da assembleia geral é que fala? Não será antes Relações Publicas? Os sócios são mudos ou preferem a sombra e agora está muito sol?
  2. A Docapesca deveria adaptar o ditado popular e "não colocar todos os ovos no mesmo cesto", senão qualquer dia acordamos e, sem darmos por isso, temos a Verbos do Cais a tomar conta de toda a Ria Formosa;
  3. Um investimento de 3,35 milhões de euros com uma concessão por 35 anos é uma coisa de outro mundo. Feitas as contas dá a exorbitante quantia de 95.714,29 euros de investimento anual;
  4. Teremos que perguntar aos nossos amigos do PS/Docapesca, que sempre foram bons em contas, se não nos arranjam um negócio destes;
  5. E aos nossos amigos dos Verbos do Cais, que agora querem ser verbos e substantivos de parte da ria, como chegaram ao cálculo de 3,35 milhões de investimento? Em que pensam aplicar essa monstruosa quantia?
  6. A parte em que Salero diz "às expensas do concessionário" criaram um misto de espanto e dúvida na redacção da Pedra, pois em Portugal estas coisas costumam sempre ser "às expensas do contribuinte". Será que é desta? Duvidamos.
Senhores vereadores e senhor presidente, e ainda sobre este tema: 
  1. Qual a posição dos senhores, enquanto órgão autárquico?
  2. Qual a posição dos senhores candidatos, António Pina, Sebastião Coelho, Ivo Madeira e Luciano Jesus?
  3. Qual a posição dos partidos que os apoiam - PS, PCP, BE e mais a coligação do Sim, juntos por Olhão? Não sabem, não pensaram no ssunto ou não querem dizer?




terça-feira, 1 de agosto de 2017

Perdoa-me

-->
Esta tem coluna vertebral!
Caso I
1.    Na ultima reunião da Assembleia de Freguesia de Olhão foi proposto, por apoiantes de Luciano de Jesus, um voto de louvor ao trabalho executado na junta;
2.    4 membros da Assembleia votaram contra: 1 do PS e 3 do PSD;
3.    1 desses membros do PSD  tinha anteriormente sido convidada para integrar as listas da coligação para a Junta de Freguesia;
4.    Após a votação, o convidante queria que o convidado fosse pedir desculpa ao Presidente da Junta por ter votado contra ele;
5.    Obviamente recusou-se a fazê-lo e assim perdeu a oportunidade da sua vida: fazer parte da lista da coligação para a Junta.
6.    por ter coluna vertebral e vergonha na cara, recusou ir ao “perdoa-me” da coligação;
Caso II
David, estou perdoado?
1.    Luís Salero, nº 2 do PSD Olhão publicou ontem um sentido e comovido texto a apoiar a coligação e o seu líder, o recém independente Luciano de Jesus;
2.    A pergunta que se impõe: já o convidaram para a lista ou duvidam da sinceridade do apoio? Será que foi perdoado de ter afrontado David Santos?
Resumo:
Por vezes os jovens dão-nos lições de vida.

Pergunta de 4ª feira - Alô, ainda está aí alguém?


Caros Presidente e Vereadores,
Nacionalizem-me, porra!
Nos dias 21 de junho, 12 e 30 de julho um cidadão denunciou (no site A Minha Rua) a situação da Rua Luís de Camões. A própria Pedra, nos dias 20 de junho e 18 de julho, também denunciou esta privatização do passeio.
Chegados ao dia de hoje a privatização mantém-se!
Reflexão da Pedra:
1 – A ocupação do espaço público terá sido licenciado com o pagamento da respetiva taxa?
2 – O Executivo camarário apenas já está a cumprir calendário e demitiu-se do exercício da sua autoridade?
Meus caros, vejam lá se entre um lavagante e um xarém do Festival do Marisco há um tempinho para renacionalizar (terminologia cara aos nossos vereadores do PCP e do BE) este passeio.

Obs.: Embora se tratando de pedras, a Pedra nada tem a ver com estas primas calcárias.

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...