domingo, 5 de fevereiro de 2017

Cântico Negro

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!

José Régio, in 'Poemas de Deus e do Diabo'

Governo acusado de regionalização encapotada 

Se as competências em áreas como Turismo, Educação, Transportes e Economia passam para a CCDR, o que acontece às respectivas direcções regionais ou afins, incluindo a do turismo? Vai tudo para a CCDR (e cabem lá todos?) ou a maior parte vai à sua vida? como diria o outro, "to be or not to be" vai ser a grande questão. 
 


 

O sol

Nos quartos que o sol visita

a sombra aos poucos
gentil e pressurosa lhe abre as portas
e se retira;
E vem a manhã com ele, fresca, bonita,
pôr-se à janela
de onde a cidade inteira mira.

(fernando cabrita) 
Candidaturas para a 2.ª edição do «365 Algarve» estão abertas até final de março

Candidaturas para a 2.ª edição do «365 Algarve» estão abertas até final de março 

Que tal uma avaliação independente a este programa, comparando os resultados obtidos com os objectivos propostos? E não, o que a d. dália da cultura e o senhor silva do turismo dizem não é considerado "avaliação independente".
Vamos a isso?

Polícia Marítima de Olhão apreende duas ganchorras de mão  

Dois perigosos facinoras foram apanhados. Algo está mal quando tudo o que temos para apresentar se resume a duas ganchorras de mão. 
Ok, nao defendo a ilegalidade na apanha selvagem dos recursos da ria, mas não há nada mais urgente a resolver na Ria? 
Se isto é o melhor que as autoridades fazem, então talvez seja altura de pensar em mudar as "autoridades", não?

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...