L -Luciano, o grande destaque das eleições. Dizem-me que recebeu convites e pressões para não se candidatar, mas que resolveu arriscar. Um ponto a seu favor. Como será orientada a sua campanha, como se afastar do passado político, sabendo-se que ninguém deixa de ser socialista (ou outra coisa qualquer) de um dia para o outro? Como se demarcará das diversas gestões socialistas, às quais sempre apoiou, sabendo-se que Bonança o acompanhará neste projecto e Bonança deixa algumas heranças que ainda hoje se fazem sentir? Tem um grande mérito: manteve-se firme na sua posição e não recuou.
M - Mercados de Olhão - E não é que o BE volta a insistir num tema que não convence ninguém, por ser surreal, apresentado de um modo ineficaz. Isto seria imperdoável a nível de eleições para delegados de turma, quanto mais para uma camara municipal.
O BE parece estar preso num conflito entre a linha de orientação dos últimos 4 anos e a orfandade em que parece vegetar, não conseguindo propor nenhuma medida, já não digo eficaz, mas que faça sentido. Falta de ideias, camaradas?
N - Núpcias - Luciano, Bonança, Santana e David Santos. O quarteto fantástico desta história;
O - Olhão - que fez Olhão para merecer isto? é verdade, ao fim de 41 de eleições autárquicas chegamos a este ponto, em que só um socialista pode ganhar a outro socialista.
P - Pina, o cimento que une um grande número de pessoas. Que tem em comum o PSD, CDS, Luciano, Bonança, o clã Ramires e a "viúvas de Leal", mais a extrema-esquerda, incluindo o BE? O ódio a Pina, e esse é o grande tema de campanha: todos contra Pina. Vamos ver se resulta, mas, por princípio, a Pedra desconfia sempre destas coligações negativas.
Q - Quixotada - "Acto ou dito de fanfarrão; bazófia ridícula" - esperemos que Luciano consiga superar esta primeira fase e não caia em quixotadas. Apresente uma equipa decente, com boas ideias (isso sim, seria uma surpresa), seja positivo e lute até ao fim. Depois, a 1 de outubro, quem se der ao trabalho de ir votar decidirá. O povo decidiu? Está decidido!
R - Ramires, o outro guru de Luciano, do grupo "viúvas do Leal", que mal viu onde se tinha metido, abandonou Luciano. Nem todos conseguem, no espaço de uma semana, trair o PS e Luciano. Foi um duplo mortal à retaguarda encarpado, digno do melhor dos ginastas. Mais um que não reparou que o prazo de validade já caducou.
S - Santana, Daniel - ao que dizem à Pedra, Santana vai ser vereador, o seu grande objetivo politico. Dia 1 de outubro, pelas 22 horas, corra bem ou corra mal, poderá, finalmente, gritar: "Mãe, sou vereador" Se o desempenho for o mesmo que se observou na Assembleia Municipal, que Santa Ana proteja os olhanenses.
T - T é uma instituição olhanense, o nosso cais de embarque, que aguarda por obras de melhoramento, incluindo casas de banho públicas, acessos para deficientes e bilheteiras em condições, pois aquelas ainda são de 1970 e são, definitivamente, uma vergonha. Mais uma, diz a Pedra. E, já agora, no 16 de Junho, podem inaugurar uma placa comemorativa dos 80 anos do esgoto que ininterruptamente tem contribuído para o bom nome e bom cheiro da cidade;
U - Utilidade é coisa que muitos não percebem nesta postura do PSD. Apoiar um socialista para retirar a camara a outro socialista não fará muito sentido, a não ser para os que pensam em aritmética eleitoral, ou será mais do tipo "o meu socialista é melhor que o teu"?
V - Velhos, não do Restelo mas de Olhão - para alguns é um anátema ir sob a capa ou coligado com o PSD, para outros é mais tipo "a vingança serve-se fria". Para nós é mais "já era tempo de terem juízo"
X - Xixi, ou não faças xixi fora do penico" - Luciano já o fez, Bonança também. Mais um ou dois os seguiram. O grosso da coluna de apoiantes fugiram a sete pés. Em boa verdade são os 11 indomáveis cobardes.
Z - Zurrar não é o som produzido pelo burro; zurrar é imitar o som produzido pelo burro, que é o ¨zurro¨. Esclarecido isto, permite-nos distinguir quando alguns políticos falam se o som que sai é zurro ou zurra.