quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A imbecilidade é a inferioridade humana mais razoavelmente partilhada


É habitual, sempre que alguém incumpre regras básicas da convivência entre pessoas civilizadas, ouvirmos a ladaínha "estão a trabalhar", como se isso fosse desculpa para a má educação, falta de respeito ou incumprimento de regras, leis ou regulamentos.
Infra, 5 fotos tiradas por um amigo da Pedra, que teve a gentileza de as enviar. Os riscos visíveis no chão são dos sacos de lixo trazidos de restaurantes/bares da baixa olhanense, do "olhão está na moda". 
 Aqui na Pedra dispensávamos bem a moda, que já vem da fundação de Olhão, de sermos pouco dados a estas coisas de higiene e de tudo termos feito para conservar este riquíssimo património de sujidade e porcaria.
 Agora aparecerão os defensores do "deixem-nos trabalhar", defendendo  o impossível: um porco é um porco é um porco ou, quanto muito, um javardo. O trabalho não tem nada a ver com sujidade. Não é emporcalhando o chão que se fixam clientes, turistas ou não. Sujidade, preços altos e qualidade baixa não resolve nada. É cuidar mal do presente e matar o futuro.
 A Ambiolhão, ao que sabemos, está a par da situação. Medidas para resolver isto? Não conhecemos tal coisa, mas qualquer Poirot de vão de escada consegue descobrir de onde partem "as linhas" de sujidade. É só segui-las, falar com os responsáveis e, a bem ou a mal, solucionar este problema pouco dignificante para todos.
 Quanto aos empresários, é a realidade olhanense e portuguesa: pensam que tudo lhes é permitido porque "estão a trabalhar". Pelos vistos, alguns deles nem deveriam ter licença de porta aberta, mais que não seja por problemas notórios de entender como deve funcionar o negócio em matérias de atendimento, qualidade, higiene e segurança.

"A imbecilidade é a inferioridade humana mais razoavelmente partilhada" - Vírgilio Ferreira

O gato na árvore

Assembleia Municipal de 26 de Setembro, em 6 pontos 1 - O presidente Pina com o seu ar blasé, descontraído, sabendo que, no fundo, ...